quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A QUESTÃO DA AUTORIDADE E DA FORMAÇÃO DE VALORES

“As crianças não respeitam porque não tem ninguém nesta escola que imponha respeito, porque ninguém faz nada. Alem disso, as reuniões são muito chatas, a coordenadora obriga a gente a fazer as atividades.”


(fala de professora sobre a coordenação).

“Não gosto de mandar, mas acho que é isso que as professoras esperam de mim; pelo menos não teriam o trabalho de decidir e assumir responsabilidade.”

(fala da coordenadora sobre professores).

Quando lemos o relato descrito acima, podemos ver que há um grande conflito em relação à autoridade e valores. Quando observamos, especificamente, o ambiente escolar percebemos que as situações de conflitos são maiores. As práticas adotadas pelos integrantes da escola impedem a construção de valores positivos.

O que é autoridade?

Hannah Arendt (2000, p. 129) diz que autoridade, com certa freqüência, confunde-se com violência e poder. No entanto, só se pode conceber a presença de autoridade quando se “exclui a utilização de meios externos e coerção, pois onde a força é usada a autoridade fracassou”. Então, autoridade constitui-se de hierarquia pelo reconhecimento da competência de quem a exerce.

La Taille (1999) entende que autoridade está relacionada com o sentimento de respeito, que se constrói na relação entre pessoas e se constitui de duas maneiras distintas: como resultado de hierarquização nas relações sociais e como reconhecimento do prestígio ou competência.

A partir desses conceitos podemos analisar as falas da professora e da coordenadora, como cada uma delas concebe a autoridade. A professora atrela autoridade ao respeito, ela julga a coordenadora, ela acha que não tem que ser responsável por nada. A coordenadora é quem resolve os conflitos de autoridade na escola.

Portanto, é necessário que se invista na construção da autoridade, na formação de valores como respeito, a responsabilidade, a admiração e a autonomia. Tudo isso tem que ser feito com a interação e contribuição de todos.


2 comentários:

  1. Graças a Deus hoje já encontramos pessoas mais esclarecidas sobre a questão da autoridade, ainda que falta nuito para chegarmos no ideal. Quando for internalizado de forma correta as questões dos valires estaremos apenas no começo de nos torna-mos melhores educadores. trate os alunos como subordinado e teras rebeldes em sala de aula, trate-os como sujeito autônomo, livres e como amigos e terás discípulos.

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  2. Para refletir..................................... Por que é tão difícil distinguir autoridade de autoritarismo?

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