sexta-feira, 3 de setembro de 2010

“saber é sempre saber de alguém que trabalha alguma coisa no intuito de realizar um objetivo qualquer” Tardif (2002,p.11)

Para André e Vieira (2010) Tardif é um autor sistematizador sobre saberes docentes, a Nunes (2001) afirma que sobre formação e profissão docentes as pesquisas indicam a uma função a se refletir sobre a prática pedagógica do professor, pois ela é tomada como mobilizadora de saberes profissionais. Considerando que este, em sua trajetória, reconstrói e constrói seus conhecimentos conformando às suas necessidades e utilização, seus percursos formativos e profissionais, suas experiências, etc.


Embora Tardif se refira ao saber dos docentes, suas ponderações e reflexões são perfeitamente adaptadas ao contexto do coordenador pedagógico, que ao desenvolver suas atividades junto aos professores ele não deixa de ser docente tendo seu propósito bem claro sobre o ensino e aprendizagem do espaço escolar.

Tardif demonstra que os saberes se apóiam em alguns “fios condutores”:

A pessoa do trabalho e seu trabalho

Pluralidade de saberes

Temporalidade do saber

Experiência enquanto fundamento do saber

Saberes humanos a respeito de seres humanos

Saber repensar a formação dos professores



Fontes bibliográficas adicionais


Desenvolvido por: CÉLIA MARIA FERNANDES NUNES Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v22n74/a03v2274.pdf acessado em: 03 agos 2010

PERSONALIDADES

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Maurice Tardif pesquisador canadense conhecido internacionalmente é professor -titular na Universidade de Montreal, onde dirige o mais importante centro de pesquisa canadense sobre a profissão docente. O autor da obra é professor universitário no Canadá e suas pesquisas abrangem vários países, inclusive o Brasil, onde já realizou palestras e encontros com professores. É conhecedor da obra de Paulo Freire, enaltecendoa no que tange à valorização do papel do professor como agente de mudanças, como intelectual engajado.

Ele é filósofo e sociólogo de formação, e seus trabalhos são traduzidos e publicados em vários paises. Nos últimos anos, foram publicados várias de suas obras sobre o ensino, entre as quais O Trabalho docente no Cotidiano (Editora Deboech - Bélgica, 2000). e outros.

Ele é membro de vários grupos, comissões e associações de pesquisa no Brasil, e participa regularmente das atividades e debates que animam atualmente a comunidade brasileira de educadores diante das reformas do ensino e da escola básica.

Fontes bibliográficas

Desenvolvido por: Kênia Hilda Moreira e Marcos Lucio de Sousa Gois Disponível em: e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/download/2742/2134 acessado em: 03 agos 2010

Desenvolvido por: Disponível em: http://www.slideshare.net/deacortelazzi/saberes-docentes-maurice-tardif acessado em: 03 agos 2010