quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A QUESTÃO DA PARTICIPAÇÃO NOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

A participação dos pais e alunos vem se fortalecendo, principalmente na constituição e no desempenho de órgãos colegiados da escola. O coordenador pedagógico pode incentivar a participação dos pais através de textos educativos que esclarecem a função da escola, com o objetivo que os mesmos entendam e ajudem os profissionais a educarem seus filhos com os mesmos propósitos, com a mesma intencionalidade.

Através de parcerias em passeios, onde são feitos convites realizado aos pais para acompanharem os filhos às excursões. É necessário que realizem palestras oferecidas no horário da noite com temas que os auxiliem na educação de seus filhos e que mostrem a importância da parceria família e escola, através de projetos que interagem família e escola, como festa da família, na qual pais e filhos desenvolvam juntas atividades propostas pela escola. Em relação à atuação dos professores no colegiado, a participação é de suma importância. A escola envia representantes que ajudam a decidir e expor aos pais e outros membros do colegiado, as propostas encaminhadas como, por exemplo: compra de ventiladores que são materiais permanentes, etc.

Em relação ao colegiado, a direção envolve os participantes, deixando o mais claro possível suas intenções. É necessário que os membros entendam o que está sendo proposto para que aprovem ou não com coerência. Nesse momento a direção está sendo formadora e transformadora, pois ajuda na construção de opiniões, identidades e autonomia.
Em todas as situações a instituição tende a ser democrática formando uma parceria com seus membros e com a comunidade.

A supervisora e ou coordenadora é de suma importância no colegiado, pois trabalham junto com a direção na preparação dos temas propostos e na dinâmica da reunião, além disso, ficam encarregadas de escrever a pauta com os temas propostos em reunião.

2 comentários:

  1. Acredito que instituir o processo democráico na escola é um grande desafio, que só pode ser realizado através da parceria entre diretor e coordenador, pensando juntos. Não com a intenção de controlar o processo, mas no sentido que a argumentação e a consciência da melhor escolha para o coletivo da escola prevaleça sobre opniões pessoais e imposições arbitrárias. É um papel político que não pode ser abdicado por esse profissional na escola.

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  2. Antes de mais nada, parabéns turma pelo blog. Ficou chic.

    Está faltando muita atitude por parte da família para que a educação possa caminhar, evoluir, melhorar, pois ficar no comodismo é muito fácil e, ainda, sair cobrando dos educadores o que a própria família não consegue fazer que é cumprir o seu papel. Acho interessante os pais leem textos e também participarem de dinâmicas feitas pelos educadores para que eles possam refletir cada vez mais e procurar mudar de atitudes, pois sem interação torna-se impossível mudar a educação.

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