terça-feira, 31 de agosto de 2010

QUESTÕES SOBRE OS SABERES


E Quais seriam as Questões contemporâneas escola EA? Estás São apresentadas Pelo Diálogo Aberto Pelo livro e coordenadores pedagógicos . Pontos Emergentes Como Surgem inquietações dos saberes em Relação Sobre Autoridade , valores e Respeito na Escola , Cuidados Sobre si mesmos e do Outro , Sobre SUA formadora atuação e transformados e Também o protagonismo juvenil e Sua Participação em colegiados , fracasso escolar e Inclusão .
Os saberes do coordenador pedagógico São analisados Por Placco e Almeida (2010 , p.7) privilegiando Eixos como: "a Pessoa do Seu Trabalho e profissional , uma pluralidade de saberes , a EA nesses temporalidades saberes Experiência , Na perspectiva da Compreensão dos saberes e não fazer Ser Humano ".


Traremos parágrafo Nosso Primeiro tema A questão dos saberes , Na edição de 22 de outubro de 2008 da revista Veja Cláudio de Moura Castro demonstra indignação SUA Quanto aos saberes dos professores em fazer parte Uma Seu Texto Ele narra :


" Eu em conversa com ALGUMAS professoras . Como ELAS aprenderam Não nd Faculdade dar uma aula , Que Admitem SEUS alunos servem de cobaias , enquanto aprendem ELAS - processo PoDE Que Durar Até Cinco anos . É Como se núm curso de cirurgia OS alunos estudassem Apenas um Psicogênese do ato cirúrgico . Ao se formarem , teriam de inventar Maneiras de operar SEUS pacientes, Já Que Não haviam aprendido como qualquer Curso . Pouco a pouco , aumentaria o numero de Sobreviventes Entre seus pacientes. "


O bem continua economista Seu Parecer Sobre os saberes dos professores escorregando Por Terrenos Sobre construtivismo e em Defesa para quê Para muitos o chamaria de tecnicismo , etc Usando a medicina n Idéia SUA zagueiro elemento Que Poderia elaborar Melhor Uma solução Como uma Residência Médica em Vez dizer de o que " bisturi " Importa É que. Para ler Quem Quiser uma Matéria NA integra o endereço: http://veja.abril.com.br/221008/p_024.shtml. acessado em 30 agos 2010.


Para André e Vieira (2010) nos anos 70 o Não era profissional docente reconhecido Como Produtor de conhecimento, e sim Consumidor UM Como fazer um Produz Que ciência . Ele Deveria Ser Eficiente hum mero técnico . Nos anos 80 esse modelo recebe forte crítica. Para Superar uma racionalidade técnica o modelo racionalidade Prática Que São OS Defensores de Uma Formação de Profissionais autônomos , Investigadores de SUA Própria Prática reflexivos e capazes de Tomar Decisões . E n Superar uma racionalidade Prática o modelo professor Mais Onde intelectual crítico do Que SUA autonomia defende- se uma perspectiva Política do docente , o professor É UM intelectual Que transforma uma Realidade social, é ele Uma Verdadeira emancipatória " Autoridade " embasado Pelos ideais de Liberdade , democracia e igualdade .


Se " educação hum "É Conjunto de Processos de Aprendizagem e Formação socialmente elaborados e destino Baseado -se em saberes EAo MEMBROS da Sociedade completa Tardif e Lessard (apud , André Vieira e 2010), Claro Que FICA OS corpos docentes definirão SUA Prática Dentro dos Sistemas em vigor Que São chamados , e Baseando- se em saberes SEUS adiquiridos n transmitirem assim .




Questões parágrafo refletir Até a Próxima postagem :


Que saberes mobilizados São Pelos coordenadores pedagógicos sem Exercício de Seu Trabalho cotidiano ?
OS Como eles utilizam nas diferentes Situações Diariamente enfrentam Que ?
São Quais as Relações com o Desses saberes contexto de trabalho?