quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O PROTAGONISMO E PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM



A pedagogia renovada acredita que a aprendizagem é resultado de trabalhos participativos dos alunos, estimulados e conduzidos pelo professor, onde eles indagam e observam. Para isso é preciso que a escola favoreça ao educando momentos para que ele possa ser protagonista nos processos decisórios de aprendizagem e de organização de ações, tendo clareza dos tempos e espaços disponíveis e das dimensões em que essa participação pode ocorrer.

Entende-se que o professor é um mediador de conhecimentos, vivências e experiências, onde pautará as ações dos seus alunos de forma dialógica e democrática, objetivando a construção da autonomia do jovem por meio de propostas que possibilitem desenvolvimento de suas competências cognitivas, pessoais, sociais, emocionais e produtivas trabalhando com projetos.

O professor e psicopedagogo Celso Antunes,  fala da importância de se utilizar o projeto como processo de ensino e aprendizagem:



O trabalho com projetos, além de estimular o jovem para a construção de sua autonomia, propicia espaços para que ele seja protagonista em seu processo de aprendizagem. O coordenador e sua equipe de professores devem conceber uma educação escolar em sintonia com o protagonismo juvenil onde requer estratégias e procedimentos em sala de aula e em outros espaços e momentos na rotina da escola, que considerem o potencial do jovem para planejar, organizar, desenvolver e avaliar ações, mediadas pelo professor, o que pode se efetivar, entre outras ações educativas, por meio de projetos. O trabalho com os mesmos sinaliza para a possibilidade de superar algumas posturas e certos procedimentos que inibem o protagonismo do jovem no processo educacional.


Cabe ao coordenador reorientar o currículo escolar com o trabalho por projetos estimulando a introdução de atividades mais dinâmicas e significativas no processo de ensino-aprendizagem, construído pelo coletivo da comunidade escolar por pais, alunos, professores, funcionários, etc.


2 comentários:

  1. O artigo "O Protagonismo e processo de ensino aprendizagem" é significativo por abordar uma temática importante para os tempos do hoje: o aluno como foco da escola e autônomo no processo de aprendizagem. Tal artigo nos atenta para empreender na escola uma pedagogia que favoreça o protagonismo do estudante, onde o professor é o mediador e parceiro nos caminhos da educação. A pedagogia por projetos é uma das modalidades potencialmente capaz de levar o aluno a ser ator e autor no ato de aprender. Cabe a nós, futuros pedagogos, encarnar e vivenciar os fundamentos da Pedagogia Renovada e inovadora de saberes.

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  2. Sugiro essa leitura para ampliar o conceito de protagonismo:
    http://jornal.nossaescola.com.br/news.asp?CATEGORIA=ARTIGOS&IDNOTICIA=152

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