quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A QUESTÃO DO REGISTRO

Segundo Fujikawa (2006), na construção de conhecimentos, são estabelecidos vínculos entre professores e coordenadores saberes e novos caminhos, fazendo assim a reflexão e compromisso com sua prática docente.

No seguinte processo o coordenador pedagógico tem toda importância planejando formas de reflexão, de formação de professores e de divisão de responsabilidades. Para melhor organização, este processo pode ser sistematizado através do registro.

Tais registros são feitos por professores e também por coordenadores, em diversos contextos educativos: registro em diários, registros em relatórios de alunos, registros em forma de síntese em reuniões entre coordenadores e diretores, escrita do relatório de avaliação do trabalho realizado.

Ao organizar acontecimentos em forma de registro, professores e coordenadores passam a ter uma nova visão de suas práticas pedagógicas, fazendo uma reflexão e até reelaborando novas práticas.  

O coordenador assume o papel fundamental de organizar e conduzir o trabalho do contexto escolar. Trabalhando a reflexão e a revisão da prática pedagógica, os diferentes pontos de vista, os diversos tipos de planejamento e propiciando o diálogo.

Segue abaixo o link da matéria “Escrita profissional: a importância dos registros feitos pelos  professores”, publicada pela revista Nova escola, que foi escrita por Luiza Andrade, mostrando a importância do planejamento e da documentação para melhor organização do espaço escolar.

A publicação mostra a importância dos registros feitos por professores e sua reflexão após a leitura da escrita. Zabalza citado por Andrade (2009) diz que é necessário diferenciar os tipos de registros, pois “há aqueles com características basicamente burocráticas. São os que contêm apenas os temas abordados, as presenças e as faltas. Seu valor é relativo e têm pouco a ver com a qualidade do trabalho docente”. E menciona os registros mais interessantes para a reflexão da prática.  

Desenvolvido pela Editora Abril. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/escrita-profissional-427279.shtml Acessado em: 08 Set 2010.

Um comentário:

  1. Pois é futuros Pedagogos e Pedagogas, o hábito do registro é essencial para o bom andamento do trabalho de toda a equipe escolar. É fundamental que tenha-se sempre o registro de reuniões, sugestões, ocorrências, reclamações, avaliações entre outros, pois só assim os Gestores (coordenador) terá um respaldo do que foi abordado durante o ano letivo.

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