sexta-feira, 3 de setembro de 2010

“saber é sempre saber de alguém que trabalha alguma coisa no intuito de realizar um objetivo qualquer” Tardif (2002,p.11)

Para André e Vieira (2010) Tardif é um autor sistematizador sobre saberes docentes, a Nunes (2001) afirma que sobre formação e profissão docentes as pesquisas indicam a uma função a se refletir sobre a prática pedagógica do professor, pois ela é tomada como mobilizadora de saberes profissionais. Considerando que este, em sua trajetória, reconstrói e constrói seus conhecimentos conformando às suas necessidades e utilização, seus percursos formativos e profissionais, suas experiências, etc.


Embora Tardif se refira ao saber dos docentes, suas ponderações e reflexões são perfeitamente adaptadas ao contexto do coordenador pedagógico, que ao desenvolver suas atividades junto aos professores ele não deixa de ser docente tendo seu propósito bem claro sobre o ensino e aprendizagem do espaço escolar.

Tardif demonstra que os saberes se apóiam em alguns “fios condutores”:

A pessoa do trabalho e seu trabalho

Pluralidade de saberes

Temporalidade do saber

Experiência enquanto fundamento do saber

Saberes humanos a respeito de seres humanos

Saber repensar a formação dos professores



Fontes bibliográficas adicionais


Desenvolvido por: CÉLIA MARIA FERNANDES NUNES Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v22n74/a03v2274.pdf acessado em: 03 agos 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário